Compreendemos a Metologia 5S como um método que pretende trazer organização nas empresas, em vários níveis estruturais. Ela visa manter e garantir o funcionamento com todos os recursos que necessita, preservando os funcionários, mantendo a empresa organizada, limpa e em boa produtividade.
O método teve origem no Japão, após as marcas profundas deixadas pela Segunda Guerra Mundial. Para que o país pudesse se reerguer e avançar de forma econômica, a Metodologia 5S foi aplicada em setores pelo país, principalmente nas grandes empresas.
Com resultados positivos, a reestruturação foi possível com um método que é atualmente implementado em diversas organizações de todo o mundo, ligado às raízes japonesas que prezam culturalmente por disciplina.
Como funciona?
O nome da metologia possui 5S devido aos 5 termos que envolvem os seus pilares. Eles são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Vejamos melhor sobre cada um deles:
1 Seiri
Seiri ou senso de utilização, é um parâmetro para a organização dos recursos empresariais. O objetivo aqui está em reduzir o uso dos recursos ao máximo, desde papéis até aos equipamentos essenciais, garantindo economia.
2 Seiton
Seiton ou controle de qualidade, diz respeito a organização no local de trabalho. Com uma oficina ou revenda com setores arrumados, documentos organizados com fácil acesso, mesas e armários adequados, é possível promover uma maior eficiência.
3 Seiso
Seiso é o pilar da limpeza, que promove a ideia de que um ambiente limpo pode aumentar a produtividade e o alto desempenho. Seja na revenda ou oficina, manter o ambiente limpo é uma função de todos os colaboradores na Metologia 5S, mantendo boas práticas de conservação do ambiente.
4 Seiketsu
Seiketsu se refere ao senso de normalização, normalizando os pilares mencionados de modo a garantir uma mudança organizacional para que esses costumes sejam implementados no ambiente de trabalho.A empresa deve então definir regras e rotinas que fiscalizem a realização e cumprimento da Metologia 5S, para que tudo seja praticado e se torne parte da cultura.
5 Shitsuke
Shitsuke é o senso de disciplina do método, prezando pelo suporte dos colaboradores para continuarem praticando a Metodologia 5S. O objetivo do pilar é que as novas práticas sejam enraizadas na rotina da empresa, diante da capacitação.As capacitações da Academia 2 Rodas possuem metodologias que facilitam o aprendizado dos alunos, promovendo o entendimento da importância dessas práticas e capacitando os colaboradores para desempenhos ainda melhores.
Podemos observar que a capacitação é um dos pontos cruciais para a aplicação da Metodologia 5S, por isso, se capacitar com cursos de qualidade se faz essencial. Veja os cursos oferecidos pela Academia 2 Rodas e se torne um especialista!